Se você quer saber a importância dos aplicativos de mensagem na jornada do consumidor, está no lugar certo. Com o avanço da tecnologia, os aplicativos de mensagem estão presentes em praticamente todos os smartphones.
De acordo com uma pesquisa sobre mensageria móvel no Brasil, o WhatsApp está presente em 99% de todos os celulares em território nacional.
Além do total de downloads da plataforma, 93% dos entrevistados afirmaram utilizar o aplicativo todos os dias, enquanto 5% informaram que abrem o WhatsApp “quase todo dia”. Ou seja, apenas 1% dos que baixaram o mensageiro não o usa com frequência.
Dessa forma podemos afirmar com tranquilidade que, seja qual for o seu público-alvo, ele estará presente no WhatsApp ou outros aplicativos de mensagem.
Quer entender como esses números impactam o seu negócio e a importância dos aplicativos de mensagem para a sua empresa? É só ler até o final do conteúdo.
Message-Based Sales, ou Vendas Conversacional por Mensagem
Estamos vivendo um cenário de mudança constante. Por isso, é essencial ficar atento às tendências do mercado e às transformações no comportamento de compra. Em seguida vamos te mostrar o potencial das vendas pelo whatsapp e outros aplicativos de mensagem.
Comprar e se relacionar com empresas se tornou um comportamento mais comum devido à pandemia.
Com o isolamento social e o fechamento do comércio surgiram novas formas de se comunicar com o cliente e continuar vendendo.
Mas, antes disso, queremos te mostrar o conceito de MBS (Message-Based Sales), e como isso impacta a jornada de compra de seus clientes.
O que é Vendas por Mensagem?
Esse é um conceito que representa o comércio realizado através de interações digitais promovidas por aplicativos mensageiros diveros: Messenger do Facebook, Direct do Instagram e WhatsApp são os mais usados pelos brasileiros.
Essa interação entre um consumidor e a empresa pode acontecer de maneira manual (atendimento humano), ou automatizada através de assistentes virtuais pré-programados, usando regras definidas ou inteligência artificial.
Agora, confira os dados das pesquisas mais recentes sobre o tema e decida se vale a pena investir nessa estratégia.
- 74% dos entrevistados utilizaram um aplicativo de mensagens para entrar em contato com uma empresa.
- 41% dos brasileiros concluiram uma compra por meio de um serviço de mensagens.
- 27% gostariam de realizar todo o processo de compras através somente pelo WhatsApp.
Ao conversar com alguém por mensagem, as pessoas sentem mais confiança e credibilidade da empresa.
Com isso, uma grande barreira é quebrada! Já que o cliente pode interagir com o atendente no mesmo espaço onde ele fala com amigos. Esses espaços são plataformas que o usuário já está presente, como os aplicativos de mensagem: WhatsApp, DM do Instagram, Messenger e outros. Elimina a necessidade de sair da rede social para acessar o site ou até mesmo baixar um aplicativo para comprar.
Então, as compras via whatsapp representam mais facilidade, confiança e rapidez para o comprador.
Vendedor atuando no Marketing
As vendas baseadas em mensagem transforma o vendedor em um agente de marketing. Isso acontece porque essa modalidade traz para o consumidor a conveniência da venda não-presencial e o benefício de ter a assessoria de um vendedor no processo de compra.
E tem mais: esse tipo de comunicação cria uma relação de confiança. Esses pontos resultam em um diferencial importante.
A comunicação personalizada, identificada, proposta por alguém que está na lista de contatos e possui noção das demandas do consumidor tem efeitos importante no relacionamento:
- Maior aproximação do cliente com a empresa;
- Humanização do atendimento digital;
- Possibilidades de automatização de etapas repetitivas do processo de vendas.
05 Dicas para Potencializar suas Vendas utilizando o WhatsApp
1 – Criar um perfil Business
O primeiro passo para que o WhatsApp do seu negócio possa ser usado como uma ferramenta comercial é criar um perfil Business.
Essa é uma modalidade específica para quem quer utilizar o aplicativo para negócios. Destinada ao uso por empresas ou empreendedores individuais em geral, o aplicativo conta com ferramentas extras para auxiliar o vendedor no dia a dia.
É possível, por exemplo, configurar respostas automáticas, salvar mensagens que são enviadas com maior frequência para reutilização e criar etiquetas para classificar e organizar os contatos.
2 – Aproveitar as ferramentas disponíveis
É possível, além do que já foi dito, montar um catálogo com seus produtos e deixar uma saudação e uma mensagem para quando estiver ausente com link para ele, por exemplo.
Outra estratégia é explorar o Status — recurso semelhante ao Stories, do Instagram, em que a publicação fica visível por apenas 24 horas — para anunciar novidades e promoções.
Para facilitar o gerenciamento do negócio, uma dica importante é utilizar as etiquetas para segmentar os clientes de acordo com a etapa do processo de vendas: Novos pedidos, pagamentos pendentes, pagamentos realizados e pedidos finalizados.
3 – Conhecer os clientes e apostar no pós-venda personalizado
O contato por WhatsApp pode ser aproveitado para que o vendedor tente entender melhor os clientes, organizando dados para trabalhar com eles de maneira segmentada.
Uma dica essencial nesse sentido é investir no pós-venda personalizado, enviando conteúdos e promoções específicas de acordo com o perfil dos consumidores. Esse marketing mais certeiro certamente impactará positivamente nos resultados do negócio.
4 – Utilizar listas de transmissão
Muitos comerciantes criam grupos com seus contatos para enviar a eles mensagens sobre ofertas de uma só vez. No entanto, essa não é a melhor estratégia. O ideal é substituir a forma de envio de mensagens por listas de transmissão.
Dessa maneira, é possível continuar enviando as mensagens de uma única vez, mas sem que os destinatários vejam as reações e respostas uns dos outros. Também é possível organizar diferentes listas de transmissão de acordo com as características ou preferências dos clientes, para enviar mensagens personalizadas conforme cada perfil.
5 – Ser multicanal
Sabemos que o WhatsApp é um excelente canal de vendas e o principal utilizado, mas esse não pode ser um fator a ser levado em consideração para ignorar outros canais.
Hoje, a estratégia multicanal está cada vez mais consolidada, e é fundamental que todos os espaços estejam integrados — o atendimento na DM do Instagram, Messenger do Facebook ou Chatbot do site, devem todos ter a mesma qualidade e serem usados como ferramentas de marketing e vendas igualmente.
Para vender mais, é preciso estar nesse ecossistema de redes, trabalhando em conjunto e oferecendo uma experiência integrada ao cliente.
Gestão das Vendas por Mensagem
Um desafio, pode ser rastrear e gerir o que está acontecendo nos diversos canais de mensagem.
Além disso, pode ser difícil acompanhar um time de vendas utilizando diferentes celulares e entender métricas e KPIs importantes para a gestão do processo.
A sugestão aqui é utilizar uma ferramenta de gestão capaz de integrar os diversos canais e centralizar as informações, de forma a facilitar a gestão do negócio como um todo.
Um bom sistema CRM vai auxiliar o acompanhamento de dados importantes e promover um trabalho inteligente da equipe de vendas. Com base nos dados e experiência do cliente, é possível evoluir e, constantemente, melhorar a jornada do consumidor.
É importante notar que existe uma noção de que sistemas de gestão são pouco acessíveis e que suas implementações são complexas demais para pequenos negócios. Mas, essa é uma ideia do passado.
Hoje, existem diversas ferramentas no mercado acessíveis para todos e que devem ser utilizadas para impulsionar as vendas através da exploração desses canais de comunicação por mensagem.